17 de junho de 2012

Economia C e a Campanha da Meia


Extratos do trabalho da
Carolina Gafanhão, Diana Oliveira, Joana Ribeiro, Mª Francisca Almeida e Catarina Cardoso - 12ºC
No âmbito da disciplina de Economia C, a partir de uma proposta de reflexão subordinada ao tema “O Desenvolvimento e os Direitos Humanos“ surgiu a “Campanha da Meia” que nos permitiu não só aprofundar os nossos conhecimentos acerca da relação existente entre a Economia e a responsabilidade na aplicação dos Direitos Humanos, mas também tentar responder à questão-problema colocada inicialmente: “Será que há igualdade na aplicação dos Direitos Humanos?”(...)
Efetivamente, a Economia, enquanto ciência deve procurar soluções que possam ajudar a travar as dificuldades que os povos vão enfrentando ao longo dos tempos e estudar as possíveis formas de gestão dos recursos que assegurem o seu bem-estar. (...)
Em Portugal, a existência de um número consideravelmente elevado de pessoas a viverem em situações de pobreza traduz uma injustiça social, constituindo uma ofensa à dignidade pessoal e um desrespeito pelos direitos humanos, que só nos pode incitar ao mais profundo inconformismo. É este inconformismo a que pretendemos dar voz, procurando que o mesmo se transforme numa energia coletiva positiva, capaz de nos fazer caminhar no sentido da erradicação das causas produtoras e reprodutoras da pobreza e da exclusão social. (...)
Procurámos integrar-nos (os cinco elementos do grupo) em iniciativas que promovessem o apoio e ajuda social, por considerarmos muito importante a participação em atividades que visam ajudar a erradicar a pobreza, seguindo sempre o caminho da busca de um mundo melhor: mais justo e mais solidário!(...)
Optámos por atribuir um nome à nossa campanha de solidariedade, “Campanha da Meia”, pelo facto de sentirmos necessidade de definir um objeto que, por um lado, simbolizasse a temática da mensagem que queremos transmitir e que, por outro lado, funcionasse como símbolo identificativo da nossa campanha, facilitando assim o seu reconhecimento pela escola (quase como se de um logótipo se tratasse). Escolhemos então, para nosso símbolo, a “meia”, que ora transmite o conforto e o aconchego proporcionado à pessoa carenciada que está a receber ajuda, ora transparece, metaforicamente, a ideia de “caminho”, que nos remete para a ideia de vida. (...)
Pretendemos assim perpetuar aquela semana em que nos tornámos observadoras atentas da realidade envolvente. Queremos que ela dure para sempre! E queremos, mais do que isso, “arrastar nesta maré de solidariedade“ a todas as pessoas que encontrarmos pelo caminho, ao longo das nossas vidas. Juntos faremos a diferença!

Sem comentários: