1 de junho de 2012

Ciclo Aulas Abertas - Direito

24 de Maio - aula com o Sr. Casimiro Calafate,  Presidente da Junta de Freguesia de Cacia.




Neste dia o nosso grupo falou de profissões parajurídicas. Mais concretamente no cargo de presidente de junta de freguesia. Para poder tornar a aula mais dinâmica convidámos o senhor Casimiro Calafate, Presidente da Junta de Freguesia de Cacia, que imediatamente se disponibilizou para nos ajudar, pois segundo ele a disponibilidade é algo indispensável no exercício daquela profissão.

A aula revelou-se muito interessante, e foi com deleite que ouvimos o senhor Casimiro falar acerca do seu percurso de vida, que o encaminharia para o exercício desta profissão – é sempre importante que aquele que comande já tenha sido comandado, para conhecer os dois lados da mesma moeda.

As freguesias portuguesas são o nível da administração pública que mais perto está dos cidadãos. É nelas que estes procuram muitas vezes uma primeira resposta para os seus problemas. Contudo, apesar da sua importância, são muitas vezes desvalorizadas, pelo que foi gratificante ouvir o nosso convidado, que nos deu a conhecer um pouco mais o exercício da profissão enquanto autarca e colmatou a falta de conhecimento por parte dos jovens sobre a mesma.

Ficámos a conhecer novas oportunidades aquando da futura escolha profissional, e problematizamos a política como uma área de interesse que pode dar aos jovens, que no futuro poderão marcar a diferença, ferramentas importantes para fazerem algo pelos cidadãos. Consideramos que tudo o que abra o leque de escolhas dos jovens é apreciado e deve ser valorizado. De facto, “cada Homem nasce como muitos outros, mas morre como apenas um”.
Fabienne Guimarães, Luísa Lima e Mickael Martins – 12ºG

Sem comentários: