6 de maio de 2010

9 de Maio - "Dia da Europa"




    Muitos de nós nos interrogamos sobre o que se terá passado em 9 de Maio e em que ano terá tido lugar o acontecimento que nos faz comemorar o Dia da Europa.
    Pois bem, em Paris, a 9 de Maio de 1950,  numa altura em que a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa,  foi lida e comentada por Robert Schuman uma declaração, redigida por  Jean Monnet, onde se propunha  a criação de uma instituição europeia que veio a  dar origem a actual União Europeia.

"Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz". (...) "A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam". (...) “A Europa não se fará de uma só vez, far-se-á por meio de realizações concretas.(...)"  É necessário antes de mais criar «solidariedades de facto».” (...)

Assim, tudo começou nesse dia, razão que levou os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, a decidirem celebrar o 9 de Maio como "Dia da Europa".

Sem comentários: