14 de maio de 2013

Escola Secundária Homem Cristo no Concurso Nacional de Leitura


Pela terceiro ano consecutivo, alunos da Escola Secundária Homem Cristo participaram no Concurso Nacional de Leitura (CNL), neste ano de 2013 realiza a 7.ª edição.
Participaram no concurso os alunos Fernanda Araújo, João Martins, Gonçalo Amador, Rui Alexandre, Maria João Quintela, Maria João Salgado, Bernardo Ferreira e Carolina Câncio, do 9.º ano, e os alunos Andreia Marinho, Carolina Pisoeiro, João Paulo Correia e João Frazão, do ensino secundário.
A 1.ª fase do concurso, a nível de escola, desenrolou-se de novembro de 2012 a março de 2013. As obras selecionadas para esta fase foram “Clara, a menina que sobreviveu ao holocausto”, de Clara Kramer - para o 9.º ano - e “Estórias de Amor para Meninos de Cor”, de Kalaf Ângelo - para o ensino secundário.
As atividades da primeira fase do CNL compreenderam a leitura das obras, por uma feira do livro, um encontro animado com o escritor e músico Kalaf Ângelo e ainda pela sessão de entrega de diplomas e prémios, no sarau do Dia do Patrono, 10 de março, no Teatro Aveirense. Os alunos participantes receberam diplomas, livros e brindes da Rede de Bibliotecas Escolares (RBE), parceira do Plano Nacional de Leitura (PNL) e promotora da dinamização do CNL nas escolas.
Para a fase regional ficaram apurados os alunos Andreia Marinho, Gonçalo Amador, João Paulo Correia e João Frazão. As obras selecionadas para esta 2.ª fase foram "Anibaleitor", de Rui Zink, e "Diário de Sofia & C.ª aos 15 anos", de Luísa Ducla Soares - para o 3.º Ciclo - e "O Retorno", de Dulce Maria Cardoso, e “Enquanto Salazar Dormia...", de Domingos Amaral- para o ensino secundário. A segunda fase pautou-se pela leitura destas obras e pela deslocação a Espinho, para participação nas provas distritais. Estas decorreram no dia 24 de abril e foram animadas por performances artísticas de rua, dança e teatro, no auditório da Escola D. Manuel de Almeida.

Sem comentários: