Projecto que fez de cada aluno do grupo HC, do 12º F - Economia C - um divulgador activo do projecto europeu.
Após a preparação dos materiais, o grupo partiu para o trabalho de campo que foi constituído pela aplicação de inquéritos a alunos, famílias e empresas.
Muito embora as dificuldades tenham sido muitas, o balanço foi muito positivo. Só o facto de dar a conhecer às pessoas algumas das realidades de pertencermos à União Europeia foi uma mais-valia.
Numa segunda fase foi realizado um estudo etnográfico com base em entrevistas a pessoas com diferentes graus de escolaridade e diferentes ocupações profissionais.
Este trabalho foi também, em si mesmo, muito positivo pois para além de promover o envolvimento da Comunidade Educativa na vida da Escola e ter melhorado o clima de convivência e de relacionamento interpessoal possibilitou que o grupo HC pudesse constatar de forma crítica e construtiva o tipo de informação retida, por elementos da sua comunidade, sobre a União Europeia.
Este trabalho foi também, em si mesmo, muito positivo pois para além de promover o envolvimento da Comunidade Educativa na vida da Escola e ter melhorado o clima de convivência e de relacionamento interpessoal possibilitou que o grupo HC pudesse constatar de forma crítica e construtiva o tipo de informação retida, por elementos da sua comunidade, sobre a União Europeia.
É ainda de salientar que os alunos concluem, entre outros aspectos, que este tipo de projectos pode fazer com que as pessoas comecem a reconhecer que é necessário estar-se mais informado e ser-se mais activo enquanto cidadãos europeus.
Agradecemos a todos aqueles que, de uma maneira ou de outra, ajudaram os nossos alunos na concretização deste estudo.
A professora responsável,
Stela Pinheiro
Sem comentários:
Enviar um comentário