30 de abril de 2013

Porto de Aveiro recebeu alunos da HC




A turma do 11.º E visitou o Porto de Aveiro, no dia 19 de abril, no âmbito da disciplina de Geografia A e História A, por iniciativa do professor Jorge Almeida.

“Os dezoito alunos, acompanhados por dois professores, realizaram uma visita às principais infraestruturas do porto, durante a qual lhes foram transmitidos os aspetos mais relevantes, tanto no que diz respeito à sua atual configuração, como à sua história, à história da sua barra e às atividades que o projetaram para o seu atual estatuto.
O grupo apresentou um elevado conhecimento da área, com os professores a complementarem a apresentação dos diversos terminais do Porto, veiculando informações que enriqueceram grandemente a visita.
A troca de impressões que se estabelece entre os alunos e os seus professores, revela-se extremamente gratificante para os colaboradores do Porto que têm o privilégio de os acompanhar.”
 

Profissionais visitam a Qualific@


No dia 26 de abril, as turmas do PAP 1 e do PTAS 1, acompanhadas pelos professores Joaquim Rocha, Jorge Tribuzi e Helena Rodrigues, deslocaram-se à Exponor, Matosinhos, para visitarem a Feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego – Qualific@ 2013. Os formandos puderam contatar com entidades, escolas, técnicos, outros formandos e o espaço de apoio à escolha vocacional. Experienciaram ainda a dinâmaica específica de cada curso profissional, as possibilidades do mercado de trabalho, bem como a possibilidade da continuidade dos estudos.
Joaquim Rocha, Jorge Tribuzi e Helena Rodrigues

HC na Final do "Aveiro Empreendedor"




No dia 24 de abril, no Centro Cultural e de Congressos de Aveiro, realizou-se a 2ª fase do Concurso de Ideias “A Tua Ideia Conta!”, integrado no Projeto Aveiro Empreendedor. Foram apuradas as cinco ideias finalistas que estarão presentes na final, a realizar em 15 de maio, no Auditório da Reitoria da Universidade de Aveiro.

Um dos projetos apurados pertencia a um grupo de alunos da nossa escola, da turma PAP 2 - Adriana Domingos, Cassandra Santos, José Rafael Gouveia e Leandro Rico - e tinha por título “The Rolling Benches”.
A nossa escola apresentou outro projeto a concurso, pertencente à turma do PTAS 1, Carina Oliveira, Cassandra Sobreira, Leandra Martins, Lúcia Paradinha, e com o título “Juv24”.
Celina Moreira, Isabel Porfírio e Helena Rodrigues

19 de abril de 2013

XPLIKA - ex-aluno volta à HC


 
 
 
No dia 11 de Abril o Professor Doutor Alexandre Ventura (ex-aluno da HC) esteve na nossa biblioteca para nos falar da investigação, levada a cabo pela Universidade de Aveiro, sobre o mercado das explicações. 

 Foi uma conversa interessante, onde se pode refletir sobre o ensino dentro e fora da escola.


Deixou-nos exemplares do livro xplika - investigação sobre o mercado das explicações,  que podes consultar na nossa BE/BCRE

5.ª Semana da Liberdade está a chegar...

 



O Departamento de Ciências Sociais e Humanas leva a cabo a

   
5ª SEMANA da LIBERDADE


Vem "gritar" a Liberdade

Para além da já anunciada conferência "Liberdade, Igualdade e Fraternidade – o triatlo da cidadania” pelo Professor Doutor Daniel Serrão a 23 Abril, pelas 15:15h. Destaca-se ainda, a 23 Abril, pelas 21:00h, no ginásio da HC, o Sarau/Tertúlia da Liberdade… com a presença de Marinho Pinto (Bastonário da Ordem dos Advogados) e Cantigas do Zeca + Poesia com o músico Victor Almeida Silva e Grupo poético de Aveiro. No dia 24 Abril, pelas 10:00h temos uma viagem virtual e documental a Auschwitz e à Fabrica de Oskar Schindler em Cracóvia – Passagem de documentários originais, em vídeo e fotografia, seguidos de debate, com o professor Jorge Gonçalves

 
Mas há muito mais... entre exposições e cantigas! Procura o programa das atividades :)
 
 
Mensagem do Presidente: Caros colegas,

Sabemos que tendes muitos afazeres e outras tarefas de maior interesse.
Contudo, venho convidar-vos para o serão diferente, na próxima terça-feira, dia 23, pelas 21 horas., que o departamento curricular de Ciências Sociais e Humanas da Homem Cristo nos preparou.
Venham ouvir falar de liberdade, por um orador combativo e assertivo – Dr. Marinho Pinto, Bastonário da Ordem dos Advogados.
Mas liberdade será também a música do Zeca Afonso, pela voz e guitarra, do brilhante músico – Victor Silva.
E, como não podia deixar de ser, a liberdade declamada pelo Grupo Poético de Aveiro…
Será um serão quase radical, num momento em que, “o que faz falta é animar a malta…”
Colega, vem e traz a tua família também.
Um abraço de Liberdade!
Aveiro, 19 de abril de 2013.
O Presidente da CAP

Carlos Alberto Ventura Magalhães
Presidente CAP
Agrupamento de Escolas de Aveiro
presidente.cap@agrupamentodeescolasdeaveiro.pt

18 de abril de 2013

Olha a HC em destaque:)





Sessão do Concurso NOS@EUROPE na HC


A nossa equipa “EAEuropaCalling! e a sua claque estão de Parabéns! Prestigiaram o nome da HC com um desempenho, em todas as provas, de cinco estrelas :)
Obrigada a todos!

Professores: Judite Carvalho, Stela Pinheiro, Pedro Manuel Carvalho. Alunos: Maria Manuel Vieira, Patrícia Sofia Matos Sousa, Raquel Sofia Lourenço, Rita Rodrigues Figueiredo, Dalila Martins, Maria Inês Pereira Isidoro, Bianca Marques, Bernardo Rocha, Merodak Kissanga, Pedro Cravo, Isabel Madeira. Sexagenários: Maria José Falcão, Manuel Janicas. Claque: Melissa Romão, Catarina Ribeiro, Catarina Santos, Patricia Lopes, Liliana Santos, Renata Lopes, Sara Lopes e Cristiana Caçola.

Agradecemos ainda a todos os professores, alunos, funcionários e amigos que connosco colaboram, tornando possível aprender de uma forma diferente, num tarde cheia de sol, criatividade e boa disposição.

Enquanto organizadores do evento - sessão do Concurso NOS@EUROPE (projeto desenhado e implementado pela Universidade de Aveiro, no âmbito de uma iniciativa da Comissão Europeia através do Centro de Informação Europeia Jacques Delors)- agradecemos em especial:
- ao júri - Dra. Celeste Varum (Universidade de Aveiro), Dra. Beatriz Reis (Presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Aveiro) e Dr. António Direito (Coordenador dos serviços de educação da CMA);
- à direção do Agrupamento de Escola de Aveiro;
- aos professores Helena Rodrigues e Luís Rodrigues (colaboração na organização); à professora Rosário Abranches e alunos do PAP2 (cenários), professor Jackas (apoio no teatro), professor João Lourenço e alunos do PTS3 (equipamento/som), professoras Dulcina Carvalho e Ana Soares (arranjo floral), estagiários da professora Olga Fonseca (mapa da info-estafeta) e à Associação de Estudantes da HC (oferta das t-shirts);
- ao Canal Central da EPA;
- ao Diário de Aveiro.

Queremos ainda dar os parabéns às duas equipas em prova: “EAEuropaCalling!” e "Rumo ao Futuro" pelo são convívio neste concurso nacional.
Procura também a nossa página do facebook em

 e faz um like :)  (até final do mês está a contar para o concurso)

Professora Stela Pinheiro, Área de Economia e Contabilidade - Departamento de Ciências Sociais e Humanas da Escola Secundária Homem Cristo

 



10 de abril de 2013

17 abril - concurso Nós@Europe na HC

É já no dia 17 de abril, das 14:30h às 17:30h que, na nossa escola, vai decorrer o concurso Nós@Europe, promovido pela Universidade de Aveiro.
As equipas em prova são:

  "AEAEuropaCalling!" da nossa escola 
e
 "Rumo ao Futuro" da Escola Secundária Júlio Dinis - Ovar

As equipas vão realizar quatro provas (info-estafeta, culinária, debate e teatro) e terão a sua claque no apoio :)

 Não deixes de participar.
Contamos contigo!



Procura também a nossa página do facebook em
https://www.facebook.com/Aeaeuropacalling

e faz um like :)

8 de abril de 2013

1 de abril de 2013

Vencedores do concurso de poesia

Os vencedores do concurso de poesia receberam, no dia do Patrono, o prémio constituído por livros de poesia.

 1º lugar -  "Pinta uma aguarela" – Daniela Oliveira 12ºC [Pseudónimo -Mariana Oliveira]

2º lugar - "Sensação" - Andreia Marinho - 11º D [Pseudónimo –Aurora]

3º lugar - "A perdição humana" - Pedro Barreiro - 11º E [Pseudónimo -Raul Amarantes]

  Parabéns!