4 de dezembro de 2010

Feira do Livro - 6 a 21 de Dezembro

A Biblioteca Escolar/Centro de Recursos Educativos tem muitogosto em convidar a comunidade educativa a visitar a feira do livro, que estará aberta de 6 a 21 de Dezembro 2010. Uma óptima oportunidade para adquirir e ofertar boas leituras, a preços baixos!

Concurso Nacional de Leitura

Este ano, a Homem Cristo também vai participar no Concurso Nacional de Leitura. Informa-te junto das professoras de Português ou na Biblioteca.
CNL Regulamento                                                            

2 de dezembro de 2010

A obra eterniza o poeta!

Assinalando o 75.º aniversário do falecimento de um dos maiores escritores portugueses, Fernando Pessoa, a Biblioteca da Escola Secundária Homem Cristo promoveu, ao longo do dia 30 de Novembro, sessões de homenagem a Fernando Pessoa tendo como mote A Obra Eterniza o Poeta. A ideia foi incentivar os alunos à le...itura por prazer e, em articulação com o currículo de Português do 12.º ano, desenvolver competências de interpretação, homenagear a excelência de escrita do autor e promover a cultura portuguesa.

Em sessões de cerca de hora e meia que decorreram durante todo o dia, participaram os alunos das 9 turmas do 12.º ano (à excepção de uma turma, por motivos de realização de actividades de avaliação). Participaram ainda professoras de Português, professores de Área de Projecto, de Animação Cultural e de Geometria Descritiva.

Da parte da tarde, enriqueceu a interacção um convidado especial, o prof. Francisco Martins (da Escola Secundária de Oliveira do Douro, V. N. Gaia (que é autor de diversos livros de interpretação e didactização de obras de literatura portuguesa). Com o acervo do autor em destaque e uma apresentação de fundo com poemas de Fernando Pessoa (ortónimo), dos heterónimos Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis, e do semi-heterónimo Bernardo Soares e com imagens alusivas, alunos e profes
sores disseram uma colectânea de poemas, “plural como o Universo” (Ricardo Reis) …


Intercalando a interpretação com a audição do actor Sinde Filipe, com música Laurent Filipe (CD+livro, ed. Dinalivro), alunos e professores criaram momentos mágicos de dicção de poemas de Pessoa (ortónimo e heterónimos) e estabeleceram um diálogo rico com as suas reflexões. Mereceram ovação de pé as dicções, em especial as dos alunos Diogo Limas e Tatiana Dinis e as dos professores Rosário Abranches, Luísa Lourenço, Zulmira Carvalho e Joaquim Rocha.Ver mais

1 de dezembro de 2010

Sessão formal de reabertura da Biblioteca

A Escola Secundária Homem Cristo conta uma história secular de ensino de qualidade, desde 1860.

Apesar de algumas remodelações, a escola conserva, no entanto, a sua fisionomia original. Uma das mais recentes remodelações ocorreu na Biblioteca Escolar, que passou a integrar a Rede de Bibliotecas Escolares (RBE) em 2009. Após a intervenção, a “edição revista e aumentada” da biblioteca da Escola secundária Homem Cristo reabriu ao público em Setembro, com novo visual e oferecendo mais recursos e maior acessibilidade. Oferece também um vasto plano de actividades, tendo por objectivos primordiais articular com o currículo na procura de uma melhoria do sucesso escolar, oferecer mais e melhores serviços e recursos, assim como promover o envolvimento da Comunidade Educativa. Antes da sessão formal de reabertura, a biblioteca teve a honra da visita da Coordenadora Nacional da RBE, Dra. Teresa Calçada, representante do Plano Nacional de Leitura (PNL), Dra. Ana Bela Martins, e do Coordenador Interconcelhio de Bibliotecas Escolares (CIBE), Dr. José Saro.

No dia 29 de Novembro, decorreu, então, a sessão formal de reabertura da biblioteca. Antes de entrarem, os convidados puderam observar fotografias antigas da biblioteca em diferentes fases, desde o ano de 1928. O “corte da fita” foi feito pelo CIBE, Dr. José Saro, e pelo Comissário do PNL, Dr. Fernando Pinto do Amaral. A sessão continuou com a intervenção da Directora da Escola, Prof.ª Judite Carvalho com uma palavra de boas-vindas e de agradecimento a toda a equipa da Biblioteca assim como àqueles que nos últimos tempos têm vindo a ofertar recursos (material livro e não livro) à Biblioteca. A professora bibliotecária apresentou os restantes convidados de honra e Dr. Fernando Amaral e do Dr. José Saro intervieram, focando, entre outros aspectos, a importância das bibliotecas escolares no desenvolvimento das sociedades.

Seguiu-se a entrega dos prémios do concurso para o logótipo da BE, realizado no ano lectivo transacto. O 1.º prémio foi entregue à aluna Verónica Ribau, o 2.º à aluna Fabienne Guimarães e dois 3.ºs prémios ex-aequo aos alunos Ana Beatriz Velosa e Paulo Lemos.
A actividade contou, ainda, com a participação das alunas Ana Sarrico e Raquel Lourenço, da Prof.ª Rosário Abranches e do Prof. Joaquim Rocha que disseram poemas de Camões, Fernando Pessoa e Alberto Caeiro.
Por fim, os presentes foram agraciados com marcadores de livros, bolinhos e um bibliochá ao som de música ambiente.

 Colaboraram nesta actividade a Direcção da Escola, a Equipa da Biblioteca e ainda o professor Rui Raposo e alunos do Curso Profissional de Técnico de Som.