27 de maio de 2010

Reflicto sobre mim mesma

Reflicto sobre mim mesma,
Não me conheço de todo...
Sinto-me sozinha,
Sem ninguém para me amparar.
Rio-me de tanto chorar!
Só queria voltar atrás no tempo,
Voltar a ser aquela criança pequena e alegre,

Cheia de vontade de viver,
Sem razões de ser,
Sem pais que nada querem saber,
Só eu e o meu mundo de fantasia!
Mas estas ilusões já vão longe…
Muito longe do que eu esperava,
Voaram no sopro do passado,
Deixando-me presa neste presente incerto e inseguro.
Por vezes gosto de mim.
Sinto-me confiante para lutar,
Sinto-me no topo do Mundo.
Por vezes, também sinto que não tenho forças nas pernas
Para continuar…
Chorei, mas não sei se alguém me ouviu
E não sei se alguém me viu
Conheço a mágoa que em mim carrego.
Mas… vou lutar e vou-me erguer,
Ter coragem de querer
Continuar com esta batalha efémera.

                                        Maria Carolina, PAPI 1

Medida 3 - Projecto Cuida-te!

   A nossa escola foi contemplada também com a medida 3 do Projecto Cuida-te! que se traduz na participação de 100 alunos do 12º ano numa peça de teatro-debate da Companhia Usina, tendo como base a temática Sexualidade Juvenil.
   Esta participação ocorrerá no dia 8 de Junho, de manhã, no auditório do IPJ, de Aveiro.

18 de maio de 2010

Projecto Cuida-te!

A nossa escola ganhou a medida 3 do Projecto Cuida-te! que se traduz na participação de 100 alunos numa peça de teatro-debate da Companhia Usina. Destina-se a alunos do 12º ano e terá como tema a Sexualidade.
A actividade está agendada para o dia 8 de Junho, no auditório do IPJ de Aveiro, na parte da manhã, com a duração de 1h30 min.

Rastreio de glicemia

    A Associação de Diabéticos do Distrito de Aveiro (ADDA) irá deslocar-se à nossa escola para fazer um rastreio à glicemia, a todos os elementos (maiores de idade) da comunidade escolar. Decorrerá no dia 28 de Maio, das 14h30 às 15h15, na sala 5. 
   Durante a tarde, as turmas dos Cursos Profissionais do 11º ano participarão numa palestra sobre a diabetes, que contará com a presença de um jovem diabético que partilhará a sua experiência de vida. A actividade insere-se na comemoração de Maio - mês do coração
   O Projecto Educação para Saúde conta com a presença de todos!

11 de maio de 2010

Palestra sobre Sexualidade

   No próximo dia 14 de Maio, às 10h10, irá decorrer uma palestra sobre Sexualidade, com a duração de 90 min. A palestrante é a Dra Sílvia Bomfim, professora universitária no Brasil e com vários anos de experiência em Educação para a Sexualidade.
   A palestra será na sala 5 e nela participarão os alunos das turmas A,C e D do 11º ano. Esta actividade encontra-se inserida no Projecto Educação para a Saúde.

6 de maio de 2010

9 de Maio - "Dia da Europa"




    Muitos de nós nos interrogamos sobre o que se terá passado em 9 de Maio e em que ano terá tido lugar o acontecimento que nos faz comemorar o Dia da Europa.
    Pois bem, em Paris, a 9 de Maio de 1950,  numa altura em que a perspectiva de uma terceira guerra mundial angustiava toda a Europa,  foi lida e comentada por Robert Schuman uma declaração, redigida por  Jean Monnet, onde se propunha  a criação de uma instituição europeia que veio a  dar origem a actual União Europeia.

"Através da colocação em comum de produções de base e da instituição de uma Alta Autoridade nova, cujas decisões ligarão a França, a Alemanha e os países que a ela aderirem, esta proposta constituirá a primeira base concreta de uma federação europeia, indispensável à preservação da paz". (...) "A paz mundial não poderá ser salvaguardada sem uma criatividade à medida dos perigos que a ameaçam". (...) “A Europa não se fará de uma só vez, far-se-á por meio de realizações concretas.(...)"  É necessário antes de mais criar «solidariedades de facto».” (...)

Assim, tudo começou nesse dia, razão que levou os Chefes de Estado e de Governo, na Cimeira de Milão de 1985, a decidirem celebrar o 9 de Maio como "Dia da Europa".

4 de maio de 2010

Escolíadas 2010

   A HC obteve o primeiro lugar na final da primeira parte das Escolíadas 2010, que decorreu no dia 30 de Abril, no Centro Cultural de Ílhavo. Participaram, nesta final, as Escolas Secundárias: Homem Cristo, Jaime Lima e Celestino Gomes. 
   A finalíssima realizar-se-á no dia 28 de Maio e conta com a presença da nossa escola e a escola que ficar em primeiro lugar da região de Coimbra. 
    Força HC!!!

Unidade Móvel do Projecto CUIDA-TE! do IPJ

   A nossa escola ganhou, entre outras, a medida 1 do Programa Cuida-te! do IPJ, que consiste no financiamento da deslocação de uma unidade móvel para atendimento da comunidade escolar. As áreas de intervenção são a Sexualidade e a Alimentação e o público alvo será os alunos do décimo ano. 
   A acção decorrerá no dia 14 de Maio, a partir das 10h30, na Praça da República. Cada turma, acompanhada pelo respectivo professor, beneficiará de uma sessão informativa que terá uma duração aproximada de 45 minutos.

Curso de Suporte Básico de Vida, na HC

   Convidamos os professores e os assistentes operacionais da nossa escola para estarem presentes numa acção de formação sobre Primeiros Socorros que decorrerá na nossa escola, sala 4, na próxima 4ªf, dia 5 de Maio, às 14h30. A formadora é a enfermeira Isabel Custódio, trabalha no Hospital de Aveiro e tem mais de vinte anos de experiência. 
   Contamos com a sua presença!