29 de março de 2010

Boa Páscoa!


A equipa da biblioteca deseja a toda a comunidade escolar uma Feliz Páscoa, com muitas e boas leituras!

16 de março de 2010

Queres ser Jornalista por um dia?

Elabora um artigo de opinião sobre a União Europeia e envia-o para europe-direct-aveiro@aeva.eu
Poderás ver o teu artigo publicado na página do Europe Diret Aveiro (ver Dossier Aprender a Europa) e no Diário de Aveiro.

Não percas tempo! Sê um cidadão activo!

Divulgámos, em 20 de Janeiro, a participação do grupo HC, do 12º F - Economia C, no projecto educativo "A Europa Mora Aqui" promovido pelo Centro de Informação Europeia Jacques Delors.
Agora é hora de vos informar que foram publicados os trabalhos finais dos concorrentes por todo o pais.
Para ver os trabalhos dos estudantes aveirenses clica em http://www.europamoraaqui.ludicom.pt/index.php?a=district e selecciona o distrito de Aveiro.

10 de março de 2010

O que significa para nós o euro?

Este é o mote dado ao concurso de fotografia para equipas de jovens residentes na UE. Se tens entre 14 a 18 anos faz uma equipa e  participa enviando, até 31 de Março, uma fotografia original que ilustre a vossa visão sobre o euro. A imagem deve ser acompanhada por uma breve legenda explicativa.

"A primeira fase do concurso será realizada a nível nacional: haverá uma equipa vencedora por cada Estado-Membro participante. Todos os elementos da equipa receberão um prémio. As sete melhores equipas de entre os 27 vencedores nacionais serão convidadas a deslocarem-se a Bruxelas, onde a equipa vencedora global receberá os seus prémios numa cerimónia de entrega de prémios."

Tens mais informação  em http://euroinphoto.eu/index_pt.htm

O concurso é organizado pela Direcção-Geral dos Assuntos Económicos e Financeiros da Comissão Europeia e a nossa esola já tem uma equipa em concurso... não fiques para trás.

5 de março de 2010

Homenagem a Homem Cristo

O Prometido é devido.
Podes ver  uma parte da obra de Homem Cristo no átrio da nossa escola.

1 de março de 2010

Igualdade entre Homens e Mulheres na UE

No próximo dia 8 de Março comemora-se o dia Internacional da Mulher.
 
Faz todo o sentido reflectirmos sobre a situação da Mulher em matéria de igualdade na União Europeia (UE). 

 Aqui te deixamos algumas das conclusões do relatório anual da Comissão Europeia sobre esta questão: 
  • A taxa de emprego das mulheres está a aumentar mas continua a ser inferior à dos homens, apesar de a maioria dos estudantes e dos titulares de um diploma universitário serem mulheres;
  • Por cada hora de trabalho, as mulheres continuam a ganhar em média menos 17.4% do que os homens, e este valor mantém-se estável;
  • As mulheres estão ainda largamente sub-representadas nos cargos de decisão a nível económico e político, embora nos últimos dez anos tenha aumentado a proporção de mulheres que ocupam tais cargos;
  • A partilha das responsabilidades familiares entre mulheres e homens continua a ser muito desigual;
  • O risco de viver na pobreza é maior para as mulheres;
  • As mulheres são as principais vítimas de violência baseada no género; as mulheres e as jovens estão mais expostas ao tráfico de seres humanos.
  Dá que pensar... não é?

 Para saberes mais sobre a situação das mulheres e dos homens na UE, consulta  o seguinte site: http://ec.europa.eu/social/