28 de fevereiro de 2010

Pordata: Base de Dados Portugal Contemporâneo

   Interessante e... com muita utilidade!
   A partir desta semana, foi disponibilizada a maior base de dados, em recurso digital, sobre os últimos 50 anos da sociedade portuguesa, em http://www.pordata.pt/. Um excelente recurso e com informação fidedigna para quem está a desenvolver trabalhos de investigação.
   A título de curiosidade... neste site é possível saber que a população actual de Portugal é de 10.649.996 e hoje nasceram 177 pessoas e faleceram 182.
   Adicione este site aos seus "favoritos", pois certamente o irá utilizar!

Semana da leitura e Dia do Patrono!

    A próxima semana é, oficialmente, a Semana da Leitura. A nossa Biblioteca está temporariamente encerrada, por motivos de reestruturação e organização, mas isso não impede que nesta semana não se leia. Ler é possível em qualquer espaço, altura do dia, em diferentes suportes, com ou sem música, em diferentes línguas e sotaques... só é preciso ter vontade!
   No dia 5 de Março, Dia do Patrono, faremos na nossa escola uma exposição dos livros de Homem Cristo. Muitos desses livros estão na nossa biblioteca e podem ser consultados.
   

23 de fevereiro de 2010

Dia dos Namorados - Projecto Educação para a Sexualidade


   No passado dia 14 de Fevereiro comemorou-se o Dia dos Namorados. Como esta data correspondeu a um Domingo, na nossa escola a comemoração foi realizada no dia 12 de Fevereiro.
   O projecto Educação para a Saúde e para a Sexualidade e a Equipa da Biblioteca organizaram várias actividades nesse dia. As turmas do 12º ano participaram em três palestras com o tema “Porque nos apaixonamos?” em que as professoras do Projecto “Educação para a Saúde e para a Sexualidade”e a Psicóloga da Escola falaram sobre os aspectos biológicos e psicológicos da paixão. Foi colocada, na Biblioteca, uma caixa para que se coloquem dúvidas relacionadas com a sexualidade, cujas respostas serão posteriormente afixadas na Biblioteca.
   Os alunos foram também convidados a dedicar um poema de amor, de sua inspiração ou inspirando-se entre os vários que estiveram disponíveis na Biblioteca.

20 de fevereiro de 2010

Fevereiro, mês dos afectos e das emoções!

   Apesar de só ter 28 dias, Fevereiro está a ser um mês repleto de emoções. O dia de São Valentim e o Carnaval acalentaram as nossas vidas. A nossa Biblioteca foi decorada com corações que continham mensagens de autores famosos e muitos dos nossos alunos foram nelas "buscar inspiração" para escrever um postal/carta... ou msn à pessoa amada. O Cupido andou atarefado! O hall da nossa escola e as escadas que dão acesso à BE foram decorados com motivos alusivos a este dia. O Departamento de Línguas estrangeiras foi o responsável por esta bonita decoração.
   A nossa Biblioteca adquiriu alguns livros de poesia, nomeadamente a nova "Antologia da poesia portuguesa do século XIII ao século XXI", oito século em versos, uma obra aconselhada  para os apreciadores deste género literário. Nela poderão encontrar famosos poemas dos poetas que têm marcado a nossa cultura e história literária. Alguns dos autores são contemporâneos. Esta obra é bastante completa e de grande qualidade. Consulte-a e inspire-se...

Criação do catálogo da BE da nossa escola

    Caro utilizador da Biblioteca,

    A equipa de professores da Biblioteca Escolar (BE) está a catalogar, em suporte informático, o acervo bibliográfico da biblioteca, pelo que, futuramente, será possível consultar, na página electrónica da escola, o material existente. Assim, quem pretender saber o que existe na BE sobre uma determinada temática, poderá fazê-lo, comodamente, em casa, e será possível reservar material livro e não livro pela Internet.
   Em breve, receberemos o novo mobiliário e será reorganizado o espaço da BE, de forma a tornar-se mais agradável e, sobretudo, mais funcional.
   A biblioteca é de todos! Continue a colaborar!
   O nosso "Obrigada" a todos os professores e alunos que têm prestado apoio e colaboração no trabalho de catalogação. É um trabalho moroso, ainda pouco visível, mas que a médio prazo facilitará o trabalho de todos os utilizadores. O tratamento e organização documental é imprescindível para que haja um bom funcionamento e prestação de serviços da Biblioteca.